quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

A cura de um paralítico em Betesda

Texto; João 5.9:
1..Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus.
2 Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta.
3 Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas.
4 De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitadas as águas, era curado de qualquer doença que tivesse.
5 Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos.
6 Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: "Você quer ser curado?"
7 Disse o paralítico: "Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim".
8 Então Jesus lhe disse: "Levante-se! Pegue a sua maca e ande".
Isso aconteceu num sábado,
9 Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. 

 Vamos comparar o tanque de Betesda a um hospital. Imagine um local repleto de pessoas doentes sofrendo com toda espécie de enfermidades, que tinham seus olhos fixos na água, esperando que essas se movessem. Os enfermos esperavam as águas se moverem pois este era o momento em que o anjo do Senhor estava ali e o primeiro que entrasse naquele tanque naquele exato momento era curado!!!
Mas havia ali um homem paralítico há 38 anos esperando o mover das águas. Então jesus vem e se aproxima daquele homem. A 1ª vista parece que o paralítico não identificou que era o Senhor Jesus que falara com ele.( v.7)
O homem não disse diretamente que queria ficar curado, mas declarou que não havia alguém ao seu lado para que, quando o anjo descesse às águas, o ajudasse a entrar no tanque. Irmão, quem colocou o paralítico lá foi embora, e é assim que pode ter acontecido com você hoje! Quem poderia te ajudar foi embora ou não está te ajudando. Mas saiba que assim como Jesus chegou para o paralítico, Ele também chega até você agora para te socorrer.
Jesus disse-lhe:
1.Levanta-te: 
Naquele mesmo instante houve cura física, mudança de estado, ele passou de enfermo e desprezado para ABENÇOADO.
2.Toma tua cama: 
Ele não era mais um homem incapacitado. Deus é quem te capacita no seu ministério, trabalho no seu dia a dia.
3.Anda:
Andar significar fazer movimento, o que antes estava paralisado agora pode andar, seguir em frente, prosseguir, ir adiante, e CONQUISTAR.

Que Deus abençoe a sua vida e fiquem na paz.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Como orar?

Texto: Mateus 6.5-13
5"E, quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu asseguro que eles já receberam sua plena recompensa.
6 Mas, quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.
7 E, quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.
8 Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.
9 Vocês, orem assim:
"Pai nosso, que estás nos céus!
Santificado seja o teu nome.
10Venha o teu Reino;
seja feita a tua vontade,
assim na terra como no céu.
11 Dá-nos hoje o nosso
pão de cada dia.
12Perdoa as nossas dívidas,
assim como perdoamos
aos nossos devedores.
13 E não nos deixes cair
em tentação,
mas livra-nos do mal,
porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém. 


Orar é querer (precisamos abrir a porta do nosso coração) ter intimidade com Deus. Nessa passagem Jesus ensina como se deve orar, e creio para surpresa de muitos (principalmente dos fariseus) Ele diz que é preciso estar só, achar um lugar que ninguém o possa ver e mais, não contar a ninguém que está orando. 
Vou contar uma experiência que tive uns dois anos atrás:
Todos os dias eu orava, clamava, intercedia mas, comecei a sentir um incômodo. Parecia que estava orando errado, comecei a me sentir estranha quando acabava de a oração. Então foi aí que o Espírito Santo começou a falar comigo que, Ele queria um aprofundamento maior comigo. Era como se Ele quisesse me levar a um lugar que jamais havia entrado. Comecei a orar mais devagar a querer sentir o que verdadeiramente Ele queria ouvir. Sim pois a Palavra diz que o Espírito se move em nós com gemido inexprimível (Romanos 8.26). Isto é gemidos que não podem ser nomeados, designados ou descritos por serem naturalmente complexos e intensos. É verdadeiramente não sabemos como pedir mas Ele nos ajuda a orar.
Irmãos, amigos procurem essa intimidade com Ele, você vai sentir e depois verá como é maravilhoso orar.
Abraço e ficam na paz de Cristo.